Você conhece o Cronograma Capilar?

O cronograma capilar é puramente uma forma de organizar em rotina os cuidados com os cabelos. Ele serve para intercalar hidratação, reconstrução e nutrição da maneira ideal para cada pessoa.

Ele é indicado para todos os tipos de fio, e deve ser feito tanto em madeixas saudáveis quanto nos cabelos danificados ou em transição capilar.

CONHEÇA AS TRÊS ETAPAS PRINCIPAIS:
Hidratação: é a etapa de repor a água e abrir caminho para a absorção dos nutrientes com as máscaras hidratantes.

Nos cremes de hidratação, vale a pena procurar por fórmulas com extratos de algas, frutas e plantas, além de pantenol, álcoois graxos, glicerina e outros.

Nutrição: é a fase em que se devolve os óleos naturais aos fios usando os cremes nutritivos, justamente para que eles blindem os cabelos, protegendo da perda de água e ressecamento.

Nos cremes de nutrição, o segredo é priorizar que tenham óleos na composição, como os de coco e flores preciosas, ou até mesmo manteigas, como a da karité ou cacau.

Reconstrução: é a fase em que o cabelo vai ser restaurado profundamente dos danos por meio da máscara reconstrutora. Nessa etapa se faz a reposição das proteínas e da massa capilar que se perde por conta das químicas, uso de ferramentas de calor e ação do sol e poluição.

Nos cremes de reconstrução, a arginina, queratina, ceramida e creatina são os ativos mais importantes e que devem estar no rótulo.

Depois de saber o que cada etapa da rotina no cronograma capilar faz, é a hora de saber como organizar os tratamentos no seu dia a dia – e o primeiro passo é fazer o teste de porosidade dos fios.

Coloque um fio de cabelo dentro de um copo transparente com água e observe bem:
– Se o cabelo boiar, precisa de hidratação intensa;
– Se afundar, precisa mais de reconstrução profunda;
– Mas se nem afundar nem boiar, está mais carente de nutrição;

Após saber qual a necessidade dos seus fios, é só mandar ver no cronograma capilar!

Deixe uma resposta