Os benefícios da suplementação de Coenzima Q10
Fundamental para energia do corpo, poderoso antioxidante e aliado do coração, mente e dos praticantes de atividade física, a coenzima Q10 é um nutriente multifuncional que traz benefícios diários para a vitalidade, disposição e saúde.
Os benefícios da suplementação de Coenzima Q10
A coenzima Q10 é denominada uma provitamina que é sintetizada endogenamente conhecida como ubiquinona. É encontrada particularmente em todas as células, sendo as suas maiores concentrações nos tecidos do coração, músculo, cérebro e fígado. Os níveis diminuem com a idade, devendo ser suplementada em indivíduos idosos.
É capaz de restaurar a função imunológica, melhorar os batimentos cardíacos e influenciar favoravelmente o tratamento de síndromes neurológicas crônicas; é empregada nos pacientes portadores de neoplasias, com finalidade de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.
O que é a Coenzima Q10?
A coenzima Q10 é uma substância lipossolúvel, com sua estrutura muito semelhante à da vitamina. Ela atua nos processos de ATP, auxiliando na prevenção de doenças e no envelhecimento precoce devido a sua ação antioxidante. É produzida no organismo e obtida através da ingestão de alimentos como nozes, amêndoas, legumes, carnes dentre outros.
Para que serve a Coenzima Q10?
Devido a sua ação antioxidante, a coenzima Q10 auxilia na redução da sensação de fadiga, melhora o desempenho físico, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce dentre outros.
Quando eu preciso suplementar?
A coenzima Q10 é um nutriente naturalmente produzido pelo corpo, contudo, diversas situações podem contribuir para sua deficiência, sendo a suplementação recomendada para pessoas que:
- Envelhecimento: o declínio da idade impacta significativamente nos níveis de coenzima Q10. A redução já se inicia aos 20 anos e com 80 anos esse nível reduz pela metade.
- Doenças, como as cardiovasculares: a cada 4 pessoas com problemas cardíacos, 3 apresentam níveis baixos de coenzima Q10 no corpo.
- Fazem uso de medicamentos como estatinas (para o controle do colesterol), antidepressivos e fármacos para controle da osteoporose: o uso prolongado e a alta dosagem dessas substâncias pode inibir a produção de coenzima Q10 pelo corpo. É comum sintomas como fraqueza e falta de disposição em decorrência dos níveis insuficientes.
- Praticam atividade física de alta intensidade: músculos requerem alta demanda de coenzima Q10 para produção de energia, além disso, o nutriente é também consumido para combater os inúmeros radicais livres gerados pelo esforço físico.
- Apresentam alimentação desequilibrada: nosso corpo precisa de diversos nutrientes para formar a coenzima Q10; a carência de qualquer um deles pode prejudicar sua produção. Além disso, uma alimentação inadequada pode também aumentar a geração de radicais livres, contribuindo para reduzir ainda mais os níveis necessários.
Quais os benefícios associados com a suplementação?
O consumo de coenzima Q10, além de suprir deficiências, pode trazer inúmeros benefícios ao organismo. Conheça alguns dos principais citados pelos estudos científicos:
- Saúde cardiovascular: ajuda a prevenir doenças e problemas cardíacos como isquemia e insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmias e cardiomiopatias.
- Saúde muscular: auxilia na manutenção da massa magra, melhora a fraqueza muscular e reduz risco de sarcopenia.
- Desempenho esportivo: suplementação pode contribuir para redução da sensação de fadiga e melhorar a capacidade aeróbica ao ofertar mais energia aos músculos.
- Saúde mental e ocular: combate os radicais livres que danificam as células da retina e do sistema nervoso preservando as atividades cognitivas, como memória e aprendizado, e a boa visão.
- Prevenção do envelhecimento precoce da pele: a coenzima Q10 é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar os sinais de envelhecimento causado pela destruição do colágeno, ácido hialurônico e outros componentes estruturais importantes da pele.
- Fertilidade: estudos mostram que a coenzima Q10 pode melhorar a quantidade e motilidade dos espermatozoides.
Quais alimentos contém Coenzima Q10?
Os alimentos onde são encontrados a coenzima Q10 são amêndoas, espinafre, brócolis, carnes como peixes, aves, sardinha, abacate, cogumelos frescos, gergelim, laranja, nozes dentre outros.
Onde encontrar a suplementação da Coenzima Q10?
Os suplementos de coenzima Q10 podem ser obtidos através de lojas de produtos naturais, sites especializados, farmácias e outros.
Quem precisa suplementar Coenzima Q10?
Após os 30 anos de idade há uma queda nos níveis de coenzima Q10 podendo ser realizada a suplementação após a avaliação de um especialista. Pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade também podem suplementar após a indicação de especialista, isso ocorre devido ao aumento da demanda pelo organismo nessas situações.
Como tomar Coenzima Q10?
As doses de suplementos que incluem a coenzima Q10 devem ser individualizadas, levando em consideração vários aspectos como idade, atividade física, peso dentre outros. Geralmente as recomendações vão de 30 a 400 mg por dia, mas lembre-se de consultar um especialista antes da suplementação, esse profissional irá prescrever a dose mais adequada e individualizada.
Quais são as contraindicações da Coenzima Q10?
As contraindicações estão relacionadas a pessoas com alguma sensibilidade ao produto, pessoas com hipoglicemias também tem que ficar atenta já que a coenzima Q 10 pode reduzir a glicose. Gestantes devem sempre conversar com o seu médico. Tem sido utilizada extensamente no Mal de Alzheimer, (no Japão), doença periodontal, fadiga e na prevenção de arritmias cardíacas.
Conclusão
O consumo de maneira adequada e orientada de coenzima Q10 pode auxiliar no restabelecimento e melhora da saúde, uma vez que atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres e protegendo o nosso DNA de possíveis danos.
Agora que você sabe da importância deste nutriente para sua saúde e os inúmeros benefícios que ele pode proporcionar, seria ótimo ter dicas de quais características não podem faltar para que os resultados sejam sentidos, não é mesmo?
Saiba que os estudos indicam que os benefícios já podem ser sentidos com 100mg diárias, e que os efeitos não dependem se o nutriente é oferecido na forma de ubiquinona ou ubiquinol, uma vez que no nosso corpo essas duas formas são transformadas uma na outra conforme a necessidade. A ubiquinona apresenta uma ação energética mais poderosa e o ubiquinol uma atividade antioxidante mais potente, e seu corpo após absorção irá definir qual forma ele precisa mais.
Olá, deixe seu comentário para Os benefícios da suplementação de Coenzima Q10