Biotina

O que é e para que serve essa vitamina?

Biotina

Ela é uma vitamina essencial para diversas funções do metabolismo e para a saúde da pele, do cabelo e das unhas. A biotina é uma vitamina do complexo B, conhecida por B7 ou vitamina H, que é produzida pelo organismo e é responsável pelo metabolismo de carboidrato, proteína e gorduras, além de estar ligada à saúde do cabelo, pele e unhas.

A vitamina é hidrossolúvel, ou seja, pode facilmente se dissolver na água. Por outro lado, também é excretada com facilidade e o corpo não consegue armazenar; por isso, faz a suplementação, ela pode ser obtida pela alimentação. O nosso organismo também atua na produção da vitamina B7, pela microbiota intestinal. Agora, vamos entender um pouco dos benefícios e como ela age no nosso organismo.

Portanto, é bom conhecer todos os detalhes sobre essa vitamina que traz tantas vantagens para a saúde. Sendo assim, este artigo irá explicar o que é e para que serve a biotina, além de apresentar cinco benefícios que ela pode trazer para a sua saúde:

  • Ajuda na saúde e beleza dos cabelos
  • Auxilia a ter unhas mais resistentes e saudáveis
  • Ajuda a ter uma pele mais bonita
  • Auxilia no controle da diabetes
  • Proporciona saúde durante a gravidez e amamentação
     

Para que serve?
As vitaminas do complexo B agem no metabolismo, na produção de energia e na estética, e, com a biotina não é diferente. Ela serve para metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas para geração de energia. Além de regular os níveis de glicose e estimular a produção de queratina, que é o que torna o cabelo e unhas mais fortes e saudáveis.

É muito usada na estética porque atua na formação de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. E se unida com a vitamina A, mantém a pele sempre hidratada, evitando o ressecamento.

Não é só na pele que dá para ver seus efeitos, os cabelos e as unhas adiram essa vitamina também. Isso porque, eles são feitos por queratina, produzida a partir da biotina, e por isso, os cabelos ficam mais fortes, brilhantes, hidratados e com menos pontas duplas. E as unhas ficam bem mais fortes e com menos chances de quebrar ou lascar.

Mas não é só isso não! A biotina é muito usada porque age no metabolismo também. Ela ajuda a transformar o acúmulo de gorduras e carboidratos em energia. E com toda essa energia disponível, treinos regulares e alimentação equilibrada, a biotina emagrece ainda! Ela ainda consegue atuar no sistema nervoso e regular a oleosidade da pele, e reduzir os níveis de colesterol.

 

O que causa a deficiência de Biotina?
A deficiência de biotina pode ser observada em algumas situações como, por exemplo, na gestação, hábito tabagista e álcool, uso anticonvulsivantes e por fatores genéticos.

 

Quais os sinais de deficiência de biotina?
Os sintomas da deficiência de biotinidase normalmente se manifestam já nos primeiros meses de vida, mas podem aparecer ainda mais cedo, com semanas de vida ou só surgirem mais tarde, após alguns anos. São muito variáveis entre diferentes crianças, mas geralmente incluem queda de cabelo, atraso de desenvolvimento, hipotonia muscular, convulsões, infecções da pele, ataxia, perda de audição, problemas da visão, da audição e da respiração, problemas de fala, aumento de tamanho do baço e coma. Os primeiros sintomas da deficiência da biotinidase geralmente são convulsões, taquipneia (respiração rápida), respiração ruidosa, apneia, erupções de pele, queda parcial ou total de cabelos, conjuntivite e atraso no desenvolvimento mental.

 

Como tomar?
Para ingerir a biotina é recomendado consultar um profissional nutricionista ou médico para avaliar as necessidades dessa suplementação após a observação dos sintomas e análise de exames laboratoriais.  Embora não existam doses diárias bem estabelecidas a Food and Nutrition Board do Institute of Medicine recomenda 30 mcg/dia para adultos.  Normalmente, algumas formulações contém de 30 a 60 mcg de biotina sendo essa dosagem considerada essencial. No entanto, dosagem de 30 a 100 mcg também podem estar disponíveis. A avaliação de um profissional antes da suplementação é fundamental.

 

 Consigo encontrar biotina em quais alimentos?
A Biotina é encontrada em diversos alimentos e é bem fácil atingir a quantidade ideal para cada organismo desde que se tenha uma alimentação variada e saudável. Aqui vai para você uma lista de 10 alimentos que são fáceis de encontrar a vitamina B7:

  • Gema de ovo
  • Fígado
  • Castanhas, nozes e sementes
  • Legumes
  • Leite integral
  • Fígado
  • Cogumelos
  • Tomates
  • Abacate
  • Banana

 

Tem algum efeito colateral?
Não tem efeitos colaterais e nem faz mal, desde que respeite os miligramas diários recomendados. É aquela regra famosa: tudo em excesso faz mal, e não seria diferente com as vitaminas e minerais.

 

Quando começa a fazer efeito da biotina?
O prazo mínimo para ver algum efeito é de 30 dias, mas para ser visível aos outros pode ser de 3 até 6 meses.

 

Emagrece? Engorda?
A biotina não engorda, pelo contrário, pode ser uma ótima aliada para dietas e processos de controle do peso corporal, já que ela faz o metabolismo de gorduras e carboidratos. Ainda, a vitamina B7 não possui nenhuma caloria e nem causa o aumento do apetite, por isso, não influencia no peso.

 

Conclusão
A biotina é uma vitamina muito importante. Apesar de ser obtida facilmente pela alimentação, em algumas situações como gestação, tabagismo, álcool, medicações e fatores genéticos a sua suplementação deve ser considerada para evitar a sua deficiência que acarreta menor qualidade de vida devido aos sintomas que pode provocar.

Olá, deixe seu comentário para Biotina

Enviando Comentário Fechar