A Importância Do Sono

A Importância Do Sono

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é um hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções. Este número pode variar de acordo com a idade de cada indivíduo e as necessidades de desenvolvimento de seu corpo, de acordo com o indicado.

Essencial para a saúde, o sono é um estado que se alterna com a vigília (onde o indivíduo se encontra acordado), é fundamental para a recuperação do organismo e manutenção de seu equilíbrio, o sono contribui também para a consolidação da memória, na regulação das substâncias químicas do cérebro e da temperatura corporal, além de interferir no bem-estar psicológico.

O sono é influenciado pelo ciclo circadiano, que é a forma pela qual o organismo interpreta e se adapta ao ritmo claro (dia) e escuro (noite), sincronizando as funções fisiológicas ao longo de 24 horas. Dessa forma, a produção de hormônios, a regulação da temperatura e o ciclo sono-vigília, por exemplo, obedecem a um ritmo biológico individual.

As fases do sono

Enquanto descansamos, o nosso sono é dividido em etapas, ou ciclos, que vão desde o cochilo até o sono profundo. Ao todo, são quatro fases do sono com diferentes durações, funções e características. Quando a última fase termina, o ciclo se reinicia ao longo da noite até o momento de despertar.

Ter um sono constante, que respeite cada um desses ciclos, garante o nosso equilíbrio físico, mental e químico. Veja os detalhes sobre cada fase do sono:

  • NREM 1: Chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. Nessa parte, espasmos são normais porque as ondas cerebrais estão se modificando. Possui baixa duração (cerca de 10 minutos).
  • NREM 2: Sono leve intermediário. A temperatura do corpo começa a cair, os olhos cessam, a respiração e os batimentos vão tranquilizando. O ciclo é mais duradouro, cerca de 20 minutos. Mas, ainda é possível acordar facilmente.
  • NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. A pessoa fica menos sensível aos barulhos externos. Todos os músculos relaxam e a mente desliga. É o momento em que o corpo se recupera das lesões do cotidiano, sem registro de sonhos.
  • REM: É o sono profundo avançado. Os movimentos corporais retornam e existe a presença de sonhos e eventos fisiológicos. As ondas cerebrais ficam ativas e a respiração e batimentos acelerados. Mas, os músculos seguem paralisados. Os olhos tendem a se movimentar – por isso REM (Rapid Eye Moviments). Por mais que não pareça, essa última fase dura somente 10 minutos.


Isso justifica o porquê de tantas pessoas terem vários sonhos numa única noite. Aliás, quando o REM é interrompido, a fase seguinte não segue a mesma ordem.

Fatores que interferem nas fases do sono

Uma noite mal dormida pode ser ocasionada por diferentes motivos. A má qualidade de sono pode ter relação com a baixa produção de melatonina. Nesses casos, a suplementação hormonal é uma alternativa. Mas, existem outros fatores que influenciam:

  • Barulhos excessivos ou repetitivos;
  • Condições psicológicas;
  • Consumo de álcool e drogas;
  • Distúrbios do sono;
  • Horários;
  • Quantidade de horas dormidas;
  • Idade;
  • Luminosidade do ambiente;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Uso de medicamentos.
     

A CIÊNCIA POR TRÁS DO TRIPTOFANO:

O triptofano é um aminoácido que nosso organismo não produz e, portanto, deve ser obtido a partir da alimentação e/ou suplementação. Ele participa da formação da melatonina, hormônio essencial para a regulação do sono e do ciclo circadiano. Além disso, contribui para a síntese de serotonina, molécula que atua como neurotransmissor e hormônio e que está associada tanto a regulação do sono, quanto a modificações no humor, na motivação e na percepção da dor. Alguns alimentos ricos em triptofano são: leite materno, chocolate amargo, arroz integral, feijão, carne bovina, peixe, aves, abóbora, banana e manga.

Olá, deixe seu comentário para A Importância Do Sono

Enviando Comentário Fechar